quarta-feira, 20 de maio de 2009

Na conferencia de segurança pública.

A etapa municipal da conferencia nacional de segurança pública ocorreu no dia 15 e 16/05 no auditório da UNAERP Guarujá.
O Intuito do encontro era discutir soluções para o setor, apontar os desafios e eleger o representante da sociedade civil e do poder público para representar a cidade na e tapa nacional. Pois bem, o pouco da sociedade civil presente, não sabia das regras da eleição e não sabia a temática da conferencia, ou seja, estava tudo pronto, bem esquematizado, desde o inicio já estavam eleito os representantes. Parabéns porque se organizaram, e fizeram a lição de casa. O principal assunto não é esse, discutiram problemas da segurança, levantaram propostas como levar a policia a comunidade, ai eu pergunto como levar a policia a comunidade? A comunidade criou a sua própria segurança, com suas próprias leis. Por exemplo, o ladrão rouba na favela, adivinha o que acontece com ele? Se não cortarem as mãos dele ele sairá ganhando, mais não irá se livrar de uma baita surra. O crime organizado dá assistência social às famílias nas comunidades, cestas básicas, leite, alimentação, alem disso financia escolinhas de futebol. Inteligentemente fazem isso, de forma com que a população se sinta protegida e amparada por estas ações, não permitindo a aproximação da policia, que é paga com dinheiro público para fazer a segurança da população. Alem disso é criada uma mentalidade no povo que a polícia é violenta e isso é comprovado em e estudos já realizados que diz, que a forma da policia abordar na favela é mais agressiva do que nos bairros nobres.
Integrar sociedade civil e policia não é uma tarefa fácil, pois envolve $$$ dinheiro e poder, poder de ter controle de uma comunidade e deliberar sobre punições e regras, agora cabe a sociedade aceitar ou não isso, ai vem denuncias de corrupção dentro da policia, a sociedade por sua vez não aceita e prefere optar por uma segurança mais próxima, que fica bem ao lado deles, e não paga impostos pelo serviço, a única exigência é manter a região tranqüila para que possam trabalhar e comercializar entorpecentes que é de onde vem o dinheiro do trafico.
A sociedade civil tende se interessar em aprender sobre a vida, estudar mais, ter visão critica identificar as causas dos problemas, acima de tudo, a sociedade precisa deixar de lado os valores financeiros, grande maioria é corrupta, por tanto o legislativo não deixa de ser um espelho da sociedade e também se torna corrupto, pois lá e está os representantes do “povo” eleitos democraticamente através do voto.
Por tanto a meu ver o problema é que não vem sendo feitas políticas públicas neste sentido, a sociedade é soberana na democracia, não pode se esquecer disso, atuar de forma mais fiscalizadora do que os próprios legisladores, identificar políticos sérios que tenha espírito público e trabalha realmente este seria o início da transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário